A história do Pastel de Chaves remonta a 1862, quando uma vendedora, cuja origem se desconhece, percorria a cidade com uma cesta contendo uns pastéis de forma estranha e cuja quantidade não era suficiente para saciar os flavienses. Com tal escassez, e para satisfação da gula transmontana, a fundadora da Casa do Antigo Pasteleiro terá oferecido uma libra pela receita.
Com Indicação Geográfica Protegida, publicada em Diário da República em 2012 e reconhecida pela União Europeia desde 27 de Maio de 2015, a D’Chaves – Fumeiro e Pastéis foi a primeira empresa a certificar o Pastel de Chaves.
Para tal, utiliza apenas ingredientes rigorosamente selecionados e privilegia a confeção segundo a receita original, aprimorada por mãos orgulhosas da sua terra e das suas tradições.
Uma oferta de excelência e qualidade superior e diferenciadora, numa verdadeira homenagem ao precioso legado gastronómico flaviense.
Um folhado de carne tipicamente português, produzido na zona de Chaves e que cumpre com os critérios que determinam este produto IGP (Indicação Geográfica Protegida).
É feito de forma artesanal ao longo de todo o processo e conta com as melhores matérias-primas, o que lhe confere o seu sabor único, e adquiridas localmente, como a carne, o azeite ou até a salsa.
O pastel de sempre em formato tradicional
O pastel de sempre em formato aperitivo.